Protocolo da Rota do Queijo é assinado no Marajó

Nesta quinta-feira 09/03 no auditório da Universidade Federal do Pará campus Soure foi assinado o Protocolo de intenções para a criação da Rota do Queijo, e Bubalinocultura. O objetivo dos dois projetos é promover o polo turístico Marajó, com o incremento do fluxo turístico, tendo como principal indutor o queijo da região. A Rota Turística do Queijo do Marajó, desenvolvida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. O programa visa agregar valor aos produtos agrícolas locais e beneficiar pequenos produtores rurais das comunidades envolvidas, a fim de gerar negócios, emprego e renda.

Estiveram presentes no evento grande parte dos empresários que compõem o trade turístico local, os Prefeitos dos Municípios de Soure, Guto Gouvêa, Salvaterra Valentin Lucas e Cachoeira do Arari Jayme Barbosa, o Diretor Técnico do SEBRAE-Pa Hugo Suenaga, o Representante do SENAR Dácio Carvalho e o Secretário de Estado de Turismo Adenauer Góes que no ato representou o Governador do estado Simão Jatene, e falou na importância do Projeto para a região e lembrou que a chegada da energia solida com a interligação do linhão de Tucuruí trará investidores para essa parte tão bela do Estado.

A Rota Turística do Queijo do Marajó pretende ser uma alternativa de renda para os produtores locais, uma vez que o fluxo de pessoas ao longo da rota dinamiza a economia e possibilita a valorização dos atrativos naturais, culturais e históricos da localidade.

TRANSPORTE: Mesmo não fazendo parte da pauta do encontro um dos assuntos mais debatidos na ocasião foi o transporte para a ilha, segundo o prefeito de Soure Guto Gouvêa não se pode pensar Turismo no Marajó antes de resolver esse que é sem dúvida nenhuma o maior problema para o desenvolvimento turístico do Marajó, o que foi endossado pelos demais prefeitos com um discurso eloquente do Prefeito de Salvaterra Valentin Lucas que expôs a sua insatisfação com a problemática do transporte para a região.